Os olhos

Os olhos
Janelas para um mundo aparte, um mundo que incendeia a alma.

SEPÉ TIARAJÚ, HERÓI NACIONAL


   Sepé Tiaraju, batizado com o nome de José Tiaraju, é o mais novo herói brasileiro com seu nome inscrito no Livro de Aço dos Heróis Nacional, que está guardado no Panteão da Liberdade e da Democracia, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Foi um índio guerreiro da tribo Guarani considerado um santo popular e herói missioneiro no Estado do Rio Grande do Sul, onde participou como combatente como líder das milícias indígenas que atuaram contra as tropas luso-brasileiras e espanhola na Guerra Guaranítica. Este conflito inscreve-se no contexto histórico das demarcações de terras decorrentes da assinatura do Tratado de Madrid, em 1750, que exigiu a retirada da população guarani dos territórios que ocupavam.

 Morreu em combate durante a invasão das aldeias dos Sete Povos, às margens da Sanga de Bica e virou personagem lendário com sua memória registrada na literatura brasileira por Basílio da Gama (O Uraguay) e por Érico Veríssimo (O Tempo e o Vento). É atribuída a ele a exclamação: “Esta terra tem dono!”

Em comemoração aos 250 anos de sua morte, o Brasil o adotou como herói nacional através da Lei nº. 12.032/09, publicada no Diário Oficial da União em 21/09/09. Sepé já era herói no Rio Grande do Sul, onde também é nome de um município.

O nome de Sepé está, agora, ao lado de heróis como Tiradentes, D. Pedro I, José Bonifácio de Andrada e Silva, Duque de Caxias, Plácido de Castro, AlmiranteTamandaré, Almirante Barroso, Zumbi dos Palmares, e Marechal Deodoro da Fonsca. (H.A.)