Os olhos

Os olhos
Janelas para um mundo aparte, um mundo que incendeia a alma.

BREVE HISTÓRICO DE SÃO GABRIEL

Arcanjo Gabriel, localizado na antiga entrada da Cidade
   Sob os títulos de: Terra dos Marechais, Princesa das Coxilhas ou Atenas Rio-Grandense, podemos encontrar uma bela cidade localizada junto à BR 290 a 320 km de distância da capital Porto Alegre, na Fronteira Oeste.
   Foi palco de muitas revoluções e sua história remonta aos idos de1750, com o surgimento das primeiras instâncias jesuíticas, dos Sete Povos das Missões, de São Luiz, São João e São Lourenço. Pelo Tratado de Madri, assinado naquele ano, o que constituía o território do atual município passou a pertencer a Portugal, pois até então era Espanha, servindo o Rio Santa Maria de divisa. Mas as disputas internas entre castelhanos, portugueses e índios só permitiram a demarcação partir do ano de 1784.
D. Félix de Azara
imagem: http://www.pyreneesguide.com
   Em abril de 1800 o naturalista espanhol Félix de Azara viria a fundar, junto ao Cerro do Batoví, uma povoação, com o nome de São Gabriel, supõe-se uma homenagem ao vice-rei do prata,Gabriel de Avilez y Del Fierro. A guarda castelhana de 90 homens, teve de logo retirar-se, pois estava contra esta o coronel Patrício José Correia Câmara, que mandou uma tropa e tomaram o local.
  Em 1809, São Gabriel pertencia a Rio Pardo com o nome de distrito do Vacacaí. Uma provisão de 28 de Dezembro de 1815 estabelecia capela curada, e em 1826, chegava o 1° padre na cidade, João de Almeida Pereira.
O acordo sobre os limites da fronteira, assinado em 1819, em Montevidéu, incorporava São Gabriel ao Brasil de caráter definitivo (nessa época fazendo parte do município de Cachoeira do Sul).
   No dia 4 de abril de1846, a então povoação de São Gabriel recebeu a visita do imperador D. Pedro II, sendo elevada a categoria de vila e instalada a câmara de vereadores no município, sendo esta data considerada o aniversário de fundação e feriado municipal.
  Em  15 de dezembro de1859, foi elevada a condição de cidade, durante a presidência do conselheiro Joaquim Antão Fernandes Leão.
  Em 1840, durante a Revolução Farroupilha, foi escolhida como sede do governo da República Riograndense.
   O território do atual município de São Gabriel foi marcado ao longo da história por diversos combates e batalhas que estão na história, não só do município, mas também na História do Brasil.
Batalha do Caiboaté
Local onde aconteceu a Batalha de Caiboaté
imagem: http://www.oguiadacidade.com.br/video/tiaraju/
   Em  10 de fevereiro de1756, no território onde hoje encontra-se o município de São Gabriel, ocorreu a Batalha de Caiboaté. Durante essa batalha entre índios guaranis dos Setes Povos contras as forças luso-espanholas, tombou em combate, nas cercanias da Sanga da Bica, no que hoje é o centro da cidade de São Gabriel, Sepé Tiarajú, grande líder indígena e, considerado por muitos, nos dias de hoje, santo popular.Com a morte de Sepé Tiarajú, aproxima-se o fim dos conflitos entre os índigenas dos Sete Povos das Missões e as forças de Espanha e Portugal, confronto este, denominado Guerra Guaranítica.
   No local onde se travou o combate, a cerca de 20km ao norte da atual sede municipal, foi erguido um monumento em memória dos que ali tombaram.
   Em comemoração aos 250 anos de sua morte, o Brasil o adotou como herói nacional através da Lei nº. 12.032/09, publicada no Diário Oficial da União em 21/09/09.
Batalha do Cerro do Ouro
   O combate ocorreu às margens do Arroio do Salso, no Distrito de Cerro do Ouro, em agosto de 1893, durante a Revolução liderada por Gaspar Silveira Martins e Gumercindo Saraiva contra o governo de Júlio de Castilhos, chamada de Revolução Federalista. Sendo uma das batalhas mais sangrentas do conflito, com mais de 200 mortos. Perto do local, numa coxilha próxima existe um monumento em homenagem aos que ali morreram.
Fontes:Figueiredo, Osório Santana ;
Wikipédia, a enciclopédia livre.